quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009 promete ser demais!


Faça de 2009 o ano da sua vida! Comece a transformar agora! O mundo é feito pelas nossas próprias mãos e seu futuro é construído por você mesmo! Vá em frente e acredite na força que existe aí dentro do coração.

A academia Body Control deseja que você encontre os melhores caminhos e cuide da saúde do corpo sem se esquecer da beleza verdadeira que mora no interior de cada ser humano.


FELIZ 2009!

ACADEMIA BODY CONTROL
Seu corpo, nossa imagem

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Menos sal e mais saúde

O sal de cozinha é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, mas é preciso cautela. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Uma pessoa deve ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher rasa das de chá do alimento. Mas o brasileiro consome diariamente quase o dobro disso, principalmente porque o cloreto de sódio está presente em muitos alimentos industrializados.

Existem várias possibilidades para você diminuir o consumo de sal de sua alimentação. Afinal, os alimentos que ingerimos na forma natural, sem adição de sal, já contêm uma pequena quantidade, suficiente para suprir nossas necessidades do nutriente.

Confira algumas dicas:

• Deixe o saleiro fora de seu alcance durante as refeições. O ideal é guardá-lo no armário e não colocá-lo à mesa.

• Dê mais sabor ao seu cardápio, misturando alguns temperos saborosos, como os marinados, vinagres balsâmicos, vinagres de fruta, alho, sucos cítricos, ervas e temperos aromáticos (como sementes de coentro, sementes de cominho, pimenta, alecrim em pó, tomilho e orégano).

• Atenção ao rótulo: o sal pode vir disfarçado de sódio, cloreto de sódio, glutamato monossódico ou bicarbonato de sódio.

• Use margarina sem sal.

• Cuidado com os condimentos comerciais como mostarda, ketchup, molhos prontos para saladas e outros.

• Comidas de restaurantes fastfood são freqüentemente ricas em sódio (apenas um sanduíche pode chegar a ter a quantidade que você necessita do nutriente por dia). Evite-as ou escolha uma porção pequena.

Fonte: Revista Viva Saúde

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal!


A Body Control deseja a você um Natal de verdade!
E que o Menino Jesus esteja a seu lado sempre!

Noel demais


Amor de menos!

Bate na porta, Noel

Toc-toc-toc!

Aquecimento natalino


Sobrou até pro Noel. Que tal cuidar mais do planeta?

A dieta de Natal e ano-novo


Corte, sempre que puder, os doces e as frituras, pois, mais cedo ou mais tarde, neste mês de dezembro, você ainda irá se deparar com algumas tentações. Abuse das frutas, verduras, sucos e alimentos naturais; afinal, no happy hour, vai ser difícil fugir do chopinho e da porção de calabresa ou de batata frita. Porém, se for bastante determinado e conseguir pedir um suco, ponto pra você.

Uma boa dica é fazer um lanche antes de sair com os amigos para o bar, para quando chegar lá não atacar tudo o que encontrar na mesa. Esse lanche pode ser um sanduíche natural ou frutas com iogurte.

Já na ceia de Natal, não dá para evitar certos abusos. Lembre-se de que você não é escravo de ninguém, nem mesmo da sua dieta, por isso comemore sem peso na consciência. Só tome cuidado com as especiarias: nozes, amêndoas, castanhas, dentre outras, porque, apesar de serem excelentes fontes de proteína vegetal, vitaminas antioxidantes e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (boas para o coração), elas são altamente calóricas se consumidas em grandes quantidades.

Na festa de reveillon, às vezes as pessoas não se preocupam com uma ceia tão farta, pois a maior atenção está na contagem regressiva para a chegada do novo ano. Talvez seja mais fácil controlar o que se come. Todavia, se abusar um pouquinho no Natal e mesmo no ano-novo, nada que meia horinha a mais de corrida não resolva - o que não vale é ficar de ressaca uma semana inteira depois da virada. Aproveite bem os últimos dias do ano e boas festas!
Para mais informações sobre saúde, consulte sempre um profissional da área.


Fonte: Juliana Garcia - nutricionista: julianagarcia@terra.com.br (Site Um metrossexual - a revista online do homem moderno)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tenha uma alimentação saudável


Abaixo você encontra dez alimentos que ajudam a emagrecer, além de trazerem inúmeros benefícios a sua saúde:

-> Feijão: É rico em proteínas livres de gordura saturada.

-> Arroz Integral: Além de ter poucas calorias, é a melhor opção, pois a película que reveste o grão é mantida, conservando as fibras, vitaminas e os minerais, diferentemente do arroz polido.

-> Peixes: Fonte de ômega 3, gordura importante na composição da membrana celular. Previne e trata doenças cardiovasculares.

-> Nozes: Tem alto valor nutricional: ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes além de ajudarem no emagrecimento, contribuem para a manutenção do peso; mas, se ingeridas em excesso, pode levar ao ganho de peso.

-> Granola: Os cereais integrais mantêm a taxa de açúcar no sangue equilibrada, prevenindo o diabetes. A granola melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres e é muito energética.

-> Tomate: Previne o câncer de próstata, pulmão e estômago. Pode ser utilizado de diversas maneiras, sendo em forma de suco, molho, salada, dentre outros.

-> Maçã: Mais de 80% de sua composição são água, ou seja, seu valor calórico é muito baixo. A maçã é rica em fibras, vitaminas e minerais e é importante ser ingerida com a casca, que contém muitos nutrientes.

-> Leite desnatado: Apresenta baixa quantidade de gordura e calorias se comparado à versão integral. Grande fonte de cálcio, tornando assim um poderoso aliado contra a osteoporose.

-> Água: Além de ser hidratante, acaba com a sensação de fome, podendo ser ingerida regularmente durante todo o dia. O melhor de tudo é que ela não possui calorias.

-> Chás: Ajudam na eliminação de toxinas devido ao seu poder diurético. Durante uma dieta, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, tendo poder semelhante ao da água.
Todos esses alimentos devem ser ingeridos de maneira moderada, aliados a outros.

Não passe fome para emagrecer; coma devagar e em porções reduzidas. Pratique esportes! Visite seu médico e faça exames regularmente.Os alimentos citados acima não farão milagre; você deve ter autocontrole e força de vontade para conseguir emagrecer.

Fonte: Hypelândia

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Anabolizantes: cuidado com eles!


Cresce o número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade. Sem qualquer controle, o medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser irreversíveis. O problema já está sendo visto como um caso de saúde pública.

A busca por corpos esculpidos à base de remédio está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta. O motivo é o uso dos chamados esteróides anabolizantes. Apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga. E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade e resistência dos músculos os únicos a usá-los. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga.

O abuso desse medicamento não é novidade. O maior problema, atualmente, segundo especialistas, é a adesão às drogas nas academias convencionais."Muitas vezes, é o próprio instrutor quem chega para o aluno e diz que seu desenvolvimento chegou ao limite. Aí vem a sedução pelos anabolizantes", explica Fernando Vítor Lima, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Treinamento Esportivo.

Nas lojas de suplementos nutricionais, a situação não é diferente: "O charlatanismo é muito grande nesse meio. As pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra, na verdade, está pagando pelo sonho de um corpo perfeito, ou seja, de uma ilusão, porque os problemas ocasionados são muitos", orienta.

Nos Estados Unidos, os anabolizantes já são considerados uma droga proibida, que só pode ser vendida com receita médica. Na Suécia, existem serviços que encaminham os usuários para tratamento, como se ele fosse um viciado em droga. No Brasil, segundo o professor, apesar da proibição de venda, a Vigilância Sanitária é falha e os esteróides continuam sendo consumidos em larga escala.

Quando tudo começou

O uso indiscriminado desses esteróides teve início em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de performance. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para adolescentes, esportistas amadores e freqüentadores de academias.


Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles ampliam a capacidade de o corpo absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes ou "bombas", como também são chamados, são ingeridos em cápsulas/tabletes ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides.

Embora muita gente não saiba, o anabolizante é usado na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo. Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. "Os médicos receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar até 300 mg", diz Fernando.


O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. Os efeitos colaterais das superdosagens são muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados.

Em homens, existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas. Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros não usuários de anabolizantes.

A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

O uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana.


Segundo o professor Fernando, não se sabe até que ponto os problemas ocasionados pelo uso das "bombas" são reversíveis. "Os casos têm que ser analisados de forma isolada porque cada organismo reage de um jeito ao uso do esteróide. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção de cura. Várias pessoas já morreram por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes", adverte.

Por tantos riscos e inconvenientes, os anabolizantes devem ser banidos do meio esportivo. Para Fernando, a grande arma capaz de resolver esse problema são as campanhas educativas. "O uso de esteróides já se tornou um caso de saúde pública. O governo tem que tomar providências", completa.

Fonte: Boa Saúde