segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A dieta de Natal e ano-novo


Corte, sempre que puder, os doces e as frituras, pois, mais cedo ou mais tarde, neste mês de dezembro, você ainda irá se deparar com algumas tentações. Abuse das frutas, verduras, sucos e alimentos naturais; afinal, no happy hour, vai ser difícil fugir do chopinho e da porção de calabresa ou de batata frita. Porém, se for bastante determinado e conseguir pedir um suco, ponto pra você.

Uma boa dica é fazer um lanche antes de sair com os amigos para o bar, para quando chegar lá não atacar tudo o que encontrar na mesa. Esse lanche pode ser um sanduíche natural ou frutas com iogurte.

Já na ceia de Natal, não dá para evitar certos abusos. Lembre-se de que você não é escravo de ninguém, nem mesmo da sua dieta, por isso comemore sem peso na consciência. Só tome cuidado com as especiarias: nozes, amêndoas, castanhas, dentre outras, porque, apesar de serem excelentes fontes de proteína vegetal, vitaminas antioxidantes e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (boas para o coração), elas são altamente calóricas se consumidas em grandes quantidades.

Na festa de reveillon, às vezes as pessoas não se preocupam com uma ceia tão farta, pois a maior atenção está na contagem regressiva para a chegada do novo ano. Talvez seja mais fácil controlar o que se come. Todavia, se abusar um pouquinho no Natal e mesmo no ano-novo, nada que meia horinha a mais de corrida não resolva - o que não vale é ficar de ressaca uma semana inteira depois da virada. Aproveite bem os últimos dias do ano e boas festas!
Para mais informações sobre saúde, consulte sempre um profissional da área.


Fonte: Juliana Garcia - nutricionista: julianagarcia@terra.com.br (Site Um metrossexual - a revista online do homem moderno)

Nenhum comentário: